A GAZETA INDEPENDENTE 1

A verdade com independência

Data: 2 Meses antes do conflito

 

BRASIL DESTRÓI  PONTE NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA

Ponte servia para a passagem do gasoduto

Brasília - Depois de dias de negociação inútil e sem uma previsão de solução, o governo brasileiro se retirou das negociações, e sem uma resposta favorável da Bolívia, que ‘’pagou para ver quanto o Brasil agüentava’’, o governo brasileiro resolveu endurecer as negociações. Nesta madrugada, aviões da FAB destruíram a ponte que servia de passagem para veículos e para o gasoduto Bolívia-Brasil.

 

 

 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, não havia negociação, a Bolívia não cedia em nada. ‘’Agora a negociação vai ocorrer, sob outra base. Era preciso tirar a vantagem da Bolívia na discussão. Eles achavam que nós não poderíamos ficar sem o gás deles. Mostramos que não é bem assim.’’ Informou o Ministro.  Em uma nota lacônica, o Ministro disse que: ‘’ O Brasil está pronto para discutir o preço do gás e a reconstrução do gasoduto e a ponte, assim que o governo boliviano quiser. ’’

Especialistas internacionais comentam que essa foi uma ‘’manobra’’ para colocar a Bolívia em uma situação de inferioridade.

 

 

 

GOVERNO BOLIVIANO PROTESTA

La Paz – O governo boliviano protesta pela quebra de diálogo do governo brasileiro. Classifica como ‘’ato covarde’’ a ação unilateral brasileira, uma vez que  a Bolívia não tem meios de se defender de um país como o Brasil.

 

GOVERNO VENEZUELANO OFERECE APOIO A BOLÍVIA

Caracas – O governo venezuelano ofereceu ajuda militar e econômica a Bolívia, após a ação brasileira. A Venezuela se declarou surpresa com a demonstração de força brasileira, a qual considerou ‘’exagerada’’.  Segundo o Ministério da Defesa daquele país, poderiam ser deslocados caças para a Bolívia.

 

GOVERNO BRASILEIRO ADVERTE CARACAS

Brasília – O governo brasileiro advertiu Caracas que não se intrometa nas discussões entre o Brasil e a Bolívia.  O Ministério das Relações Exteriores lembrou que nenhuma pessoa morreu na ação brasileira e lembrou que o constante apoio venezuelano acabou influenciando a Bolívia que em nada cedeu nas negociações sobre o comércio de gás. O Ministro acrescentou que espera que a Venezuela não ‘’inflame’’ essa delicada situação.

 

GOVERNO CUBANO OFERECE APOIO À VENEZUELA

Santiago – O governo cubano ofereceu ‘’total apoio’’ a Venezuela, em função das últimas declarações de Brasília. Segundo o governo cubando, o Brasil ‘’exagerou’’ na ação contra a Bolívia, e lembrou que seu país tem um compromisso de cooperação com a Bolívia e a Venezuela e que, apesar de ser um país amigo do Brasil, não pode deixar de lado seus aliados mais próximos.

 

GOVERNO AMERICANO ADVERTE CUBA

‘’SÓ PRECISAMOS DE UM MOTIVO...’’

Washington -  O governo americano advertiu Cuba que não permitirá nenhuma ação cubana sobre os eventos entre o Brasil e a Venezuela mais a Bolívia. O Pentágono informou que irá por em alerta suas unidades em Porto Rico e em Guantánamo. ‘’Só precisamos de um motivo’’ para encerrarmos o caso com Cuba, afirmou o ministro da defesa americano.

 

GOVERNO VENEZUELANO MOBILIZA TROPAS PELA REDE DE TV

Caracas – O governo da Venezuela usou a rede estatal de tv para mobilização geral das forças armadas venezuelanas. Todas as unidades foram mobilizadas. Especialistas informam que, apesar da dramaturgia utilizada pela tv, o processo é lento e demorará 60 dias para alcançar um nível de prontidão completa.

 

GOVERNO BRASILEIRO ACIONA A MÁQUINA MILITAR

Rio de Janeiro – Discretamente o governo brasileiro acionou sua máquina militar. Hoje de madrugada as linhas de celulares ficaram congestionadas com o envio de dezenas de milhares  de mensagens SMS para os celulares de militares em todo o Brasil. Da mesma forma, milhares de fornecedores das forças armadas brasileiras receberam, hoje, diversos e-mails com pedidos de fornecimento, com dispensa de licitação.

 

 

PRÓXIMA EDIÇÃO

A direção da Gazeta Independente informa que manterá seus leitores constantemente atualizados com o andamento desta situação.  Uma edição extra será lançada tão logo tenhamos novidades.